Consultas Presenciais |
|
Como se portar e aproveitar melhor o tempo na consulta médica |
|
Durante uma consulta médica, é freqüente que os pacientes ou o próprio médico desviem do assunto em questão e discutam pontos não tão importantes para o esclarecimento da doença. Por isso preparamos algumas orientações para que você, paciente, possa aproveitar melhor o tempo que passam com os médicos.
|
|
O que é uma consulta médica?
Consultar um médico significa obter informações a respeito de algum problema de saúde. Você será questionado sobre uma série de coisas e deve dar as respostas bem objetivas e sinceras sobre o problema em questão. Veja algumas dicas para uma boa consulta.
Se estiver com sintomas de gripe ou febril, remarque sua consulta para 20 dias.
É obrigatório o uso de máscara (incluindo o acompanhante)
Ao entrar no consultório, higienizar as mãos com álcool em gel e manter distância de dois metros de cada pessoa. Apresente seus documentos e cartão do convênio em suas mãos, evitando de colocá-los sobre a mesa da secretária ou de entregá-los para ela peguar. Caso precise passar seu cartão, insira o cartão com uma das mãos e com a outra digite sua senha, lembrando de higienizá-las com álcool gel imediatamente após, bem como o cartão.
Horário
Programe-se para chegar no horário marcado. Nunca chegue atrasado, pois você certamente estará atrapalhando outras pessoas. Da mesma forma, chegar muito adiantado também poderá causar transtorno nas acomodações e horários de funcionamento do consultório e ocaionar aglomeração.
Acompanhantes
O acompanhante só é necessário se puder dar informações úteis sobre o paciente. Caso contrário, pode haver até um certo constrangimento na presença de acompanhantes não familiarizados com o problema.
Cronologia
Procure fazer um resumo do seu problema antes da consulta. Coloque os fatos em ordem cronológica, do início do quadro até o dia da consulta. Se possível escreva, para não esquecer.
Medicação
Anote todos os medicamentos que você toma habitualmente ou tomou durante o período em que esteve adoentado, mesmo se, aparentemente, não tenham relação com o quadro. Se possível, leve as receitas destes medicamentos.
Exames
Leve todos os exames relacionados à sua doença atual. Nunca jogue fora exames antigos, mesmo os normais. É muito importante saber que, naquela época, você estava bem. Assim, o médico pode ter uma idéia aproximada da época de instalação da doença.
Dúvidas Esclareça todas as suas dúvidas na consulta. Se precisar, anote o que o médico lhe disse, para evitar telefonar e perguntar o que já foi discutido.
Lembre-se O resultado do tratamento depende de você, de suas informações, de sua dedicação em tomar a medicação e dos cuidados recomendados.
|
|
|
|
Dr. Marcus Catarin |